Por muitas décadas, os estudos em torno da #Primeira República foram negligenciados por historiadores.
Muito se acreditava que neste período não havia tido grandes manifestações culturais, políticas e artísticas ou temas relevantes para que o tema fosse alvo central de grandes estudos e pesquisas, sendo isso uma herança dos modernistas.
A partir da década de 1970, o interesse no período aumentou. Historiadores perceberam que muitos dos temas que eram atrativos a eles tinham origem naquele período, como a fundação do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e movimento operário. Além destes temas, a imigração europeia, a economia cafeeira e o mandonismo passaram a ser temas visto com muito mais relevância, crescendo assim o número de pesquisas sobre o período.
Nos anos 1980, a cultura na República Velha passa a ser um tema de grande significância.
Para melhor compreender este período, listamos uma relação de 10 filmes sobre aspectos culturais, sociais e políticos do período.
- Guerra de Canudos, de Sérgio Resende (1997)
O #Filme retrata as tragédias da Guerra de Canudos e o messianismo em torno de Antônio Conselheiro. O filme conta com a participação de grandes nomes do cinema nacional, como Marieta Severo, José Wilker, José de Abreu e Selton Mello.
- A Guerra dos Pelados, de Sylvio Back (1970)
O filme reconstitui a Guerra do Contestado, focando na luta dos camponeses, o movimento messiânico e no massacre dos rebeldes pelas forças da ordem.
- Desejo, de Denise Saraceni e Wolf Maia (1990)
Baseado no livro Ana de Assis – #História de um trágico amor, de Jefferson de Andrade, a trama retrata a história de Ana de Assis, casada com Euclides da Cunha, que, mais tarde, se apaixona por Dilermando de Assis.
- Gaijin, os caminhos da liberdade, de Tuzuka Yamasaki (1980)
Com atores como Gianfrancesco Guarnieri e Antônio Fagundes, o filme conta a história de japoneses que emigram para o Brasil em 1908 e sofrem com injustiças e dívidas adquiridas na fazenda em que trabalham.
- Fogo Morto, de Marcos Farias (1976)
Uma trama que retrata a decadência dos engenhos e economia açucareira no nordeste brasileiro.
- Gabriela, de Bruno Barreto (1983)
Um romance baseado em Gabriela cravo e canela, de Jorge Amado.
- Lua de Outubro, de Henrique Freitas Lima (1998)
Drama que se passa após a Revolução de 1923 e tem como protagonista o capitão Pedro Arzábal, um militar que está cansado de guerrear.
- Lampião, rei do cangaço, de Carlos Coimbra (1962)
O filme conta a história de Virgulino e tem como foco a crítica às injustiças sociais.
- Revolução de 30, de Sylvio Back (1980)
Documentário sobre a Revolução em questão.
Fonte – http://br.blastingnews.com/