A Paisagem

O conceito de lugar está relacionado ao espaço físico, destacando sua identidade, como ao espaço vivido – a forma como foi construído, as relações afetivas e o sentimento de pertencimento.

Todo lugar tem uma base física concreta (solo, rochas, clima, vegetação), ainda que os elementos naturais tenham sido modificados pela ação humana.

As paisagens culturais são marcadas por elementos construídos pela sociedade, tanto no meio rural como no meio urbano (práticas agropecuárias, calçamentos de ruas e estradas, concentração de prédios, indústrias, entre outros).

Paisagens naturais são marcadas pela riqueza e pelo predomínio dos elementos naturais (florestas, montanhas, praias, entre outros).

Os elementos da natureza (clima, vegetação, relevo e hidrografia) influenciam o modo de vida humano.

Com base na análise das paisagens é possível reconhecer importantes características das sociedades e de sua relação com a natureza.

A interação da sociedade com a natureza transforma o espaço natural, impactando na biodiversidade local e mundial.

Os lugares apresentam dinâmicas próprias, sofrendo alterações ao longo de sua história, a partir da atuação de fatores naturais e culturais.

As cidades, mesmo se constituindo em paisagens culturais por excelência, têm sua origem e desenvolvimento condicionados por características de elementos naturais, ao mesmo tempo que sua presença modifica as dinâmicas de tais elementos

O espaço geográfico pode ser entendido como o conjunto diverso de lugares e paisagens, em que a presença humana e os elementos naturais e culturais estão mais ou menos evidentes, e encontra-se em constantes transformações e movimentos.

A Geografia procura compreender os motivos e a forma como as sociedades transformam o espaço terrestre em espaço geográfico.

Trabalho executado pelos alunos com o intuito de verificarem as várias formas de paisagem.

WhatsApp
1
Precisa de alguma ajuda
Olá!
Podemos te ajudar?